top of page

SAP

SAP (SÍNDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL)

Ocorre quando a mãe manipula a criança, para que ela não seja próxima do próprio pai. *Ela pode isolar o marido de sua família original, para que ele também se torne codependente, mas isso não seria alienação parental, pois "parental" é apenas de pai para filho, não de esposa para marido.

*Pode ser o pai quem faz, mas geralmente é a mãe.

Ela inventa supostos abusos sexuais, cometidos pelo pai. Faz a filha sentir ódio dele. Evita que consigam ter uma relação próxima. Em caso de divórcio, isso se torna também uma forma de vingança contra o ex-marido.

É um tipo de abuso também. Uma manipulação perversa.

Deixa marcas graves nos filhos.

SAP

 A SAP pode ocorrer inclusive entre casais casados, notadamente por ciúme doentio do parceiro com os filhos ou com um dos filhos com o qual aquele mantém laço afetivo estreito. Por não suportar ver a felicidade e a cumplicidade dos dois, prefere afastá-los – sem, contudo, perceber o mal que causa ao filho e ao casamento. Na pérfida intenção de afastá-los, chega a inventar suposto e irreal desejo ou assédio sexual, o que ocorre somente na mente psicopata do alienador.

 Importante

ressaltar que o pai alienado na maioria das vezes é quem sustenta o genitor alienador, não deixa faltar nada para as crianças, é carinhoso, ingênuo e generoso – e talvez por isso mesmo seja alvo da tirania de quem não sabe o que é amar de verdade, pensa que amar é possuir, ter para si, impedir que o outro seja feliz, tem raiva da relação de cumplicidade de seus filhos com o outro genitor .

  (Dra. Patricia Garrote, advogada civilista, membro da OAB-DF, pós-graduada em Direito Civil e Processual Civil, especialista em Direito de Família e do Consumidor). LINK: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fHH83PxyckMJ:patriciagarrote.adv.br/artigos/55-sindrome-da-alienacao-parental.pdf+&cd=1&hl=en&ct=clnk&gl=br

bottom of page